4 found
Order:
  1.  15
    A construção do eu de crianças cegas congênitas.Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian - 2007 - Natureza Humana 9 (1):129-153.
    Este artigo propõe-se a refletir sobre a construção do Eu de crianças com cegueira congênita a partir da teoria winnicottiana do amadurecimento. Para Winnicott, a natureza humana é uma questão de psique-soma em constante interação; o ser humano é essencialmente psicossomático, sendo o corpo o primeiro a chegar e a elaboração imaginativa das funções corpóreas o elemento constitutivo e enriquecedor da vida psíquica. Essa concepção da natureza humana parece ser a mais esclarecedora para a compreensão do desenvolvimento e da construção (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    A clínica do amadurecimento e o atendimento às pessoas com deficiências.Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian - 2003 - Natureza Humana 5 (1):205-219.
    O presente trabalho propõe-se analisar a importância das propostas winnicottianas de intervenção às pessoas com deficiências. Depois de refletir sobre a intervenção, apresentada pelo autor a partir de suas experiências como pediatra, observando bebês e suas mães, e como psicanalista, no atendimento dos "casos fronteiriços", foram analisados três aspectos: o uso desses conceitos para a compreensão do desenvolvimento de pessoas com deficiência, sua relevância no entendimento da maior intensidade de riscos a que estão expostos e a pertinência dos pressupostos da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Revista de Filosofia e Psicanálise.Maria Lucia Toledo Moraes Amiralian & Gabriela Bruno Galván - 2009 - Natureza Humana 11 (1):67-80.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  34
    Os conceitos de verdadeiro e falso self e suas implicações na prática clínica.Gabriela Bruno Galván & Maria Lúcia Toledo Moraes Amiralian - 2009 - Revista Aletheia 30:50-58.
    O objetivo deste artigo é refletir sobre os conceitos de verdadeiro e falso self e sua manifestação na clínica contemporânea; bem como as possibilidades de intervenção a partir da psicanálise winnicottiana. O conceito de falso self proposto por Winnicott é de grande valia para se pensar nos relatos ..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark